quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Fábula da Mentira


No mundo dos animais racionais, a Mentira reinava imponente, e conhecia de cor as desventuras da Verdade, séqüitos nunca lhe faltavam, e todos eram honestos, todos eram leais, todos tinham ética e todos tinham moral ilibada. A vaidade era eternamente jovem, falava aos quatro ventos o que jurava ser sua idade. O orgulho contava seus feitos, e a mentira prontamente aprovava.
Ela reinava absoluta, era dita e bendita como socialmente aceita, todos a justificavam, todos eram condescendentes, afirmavam que de fato era necessária.
       Neste reino absoluto, todos acabaram esquecendo quem eram; preocupados demais com o que os outros achavam deles, com medo demais de saber quem realmente eram, pois  a raiz da mentira, é justamente mentir para si mesmo, o resto é conseqüência desta ausência da verdade.
De repente mentiam tanto sobre si mesmos, que já não gostavam do próprio rosto, e cobiçavam o rosto de alguém, nas redes sociais eram sempre virtuosos, eram sempre generosos e engajados, mas quem sabe, quem pode ter certeza, deste esquecimento coletivo, destas diferenças renegadas.
Não é a verdade que magoa, é como se fala dela, mas este era um motivo a mais, com o qual a mentira comprazia-se, desta deselegância brutal dos ditos donos da verdade.
O grande conselheiro da mentira é o julgamento, o horror abissal de ser julgado, a contrapartida da falta de medida para julgar os outros.
Mas quando um Império tirano atinge seu ápice, principalmente um império que a todos calou, corações sonham com sua derrocada, e pouco a pouco, nasce à vontade de ser diferente, e o direito inafiançável de ser quem de fato é, e ser aceito como tal, e a contrapartida de aceitar os outros como são.
Mas haverá um dia no reino da mentira, sinto que todos sonham com este dia, o dia em que todos serão verdadeiros, sem medo e sem julgamentos. O dia que cada um poderá reconhecer os seus atos, e falar deles sem vergonha. Não mais um mundo de vitórias e fracassos, um mundo de aparências, mas sim de valores e de consistência, um mundo aonde os animais racionais, assumem o verdadeiro significado de ser humano, este será na Verdade o maior sonho humano, e com certeza o maior pesadelo da Mentira.

Moral da história: No dia que todos aceitarem as diferenças, a porta da verdade se abrirá, e pela mesma porta a mentira saíra.

Marise Lima Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para mim.